quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Venezuela fechou acordo de compra de treinadores K-8 da China


Os jatos são produzidos em cooperação com o Paquistão e foram projetados nos anos 1990
A Venezuela espera confirmar um acordo de compra de 24 jatos treinadores Hongdu K-8 da China durante visita oficial do Presidente Hugo Chaves a Pequim esta semana. “Nós estamos comprando aeronaves chinesas K-8”, revelou Chaves durante entrevista a uma emissora de televisão venezuelana. As entregas começarão em 2009, disse o presidente, acrescentando que serão “excelentes aeronaves para nossos rapazes”.

O jato treinador básico foi desenvolvido em conjunto com o Paquistão e iniciou atividades em ambas forças aéreas no início dos anos 1990. A aeronave também pode ser empregada como jato de ataque leve, e foi exportado para o Egito, Myanmar, Sudão e Zimbábue. Na estação de TV venezuelana Chaves reiterou que o seu país irá continuar a adquirir equipamento militar apesar das críticas dos Estados Unidos.

“Continuamos trabalhando na questão do equipamento militar, embora eles me acusem de lançar uma corrida armamentista”, disse ele. “Eu não estou iniciando uma corrida armamentista. Gastos militares são necessários para a defesa de um país”.

Nenhum comentário: