domingo, 14 de setembro de 2008

USAF vê F-16 como ponte de integração com outros países



Principais alvos para a invasão diplomática são os ex-países agregados da cortina de ferro além de Índia
A Força Aérea Americana está propondo que o Lockheed Martin F-16 seja uma “ponte” para eventuais compras por países satélites soviéticos agora aliados aos Estados Unidos, de acordo com Bruce Lemkin, subsecretário da USAF para relações internacionais.

Lemkin disse que o caça F-16 pode servir de transição da “cultura MiG-21” para o Lockheed Martin F-35 em nações como a Romênia. Bulgária e Polônia já escolheram o F-16 para suas frotas. Os Emirados Árabes Unidos estão em entendimentos para entrega dos mais avançados dos F-16, o bloco 60.

Com uma queda brusca de aquisição, o Pentágono espera que nos próximos anos a USAF volte-se para os seus aliados numa estratégia de promover capacidades, incluindo equipamentos, treinamento e suporte em todo mundo. Caças continuam a ser o ponto chave para alianças internacionais, particularmente o stealth F-35. Com a Ásia, Lemkin disse que o Japão está estudando a compra do F-35. O F-22 raptor é a principal opção de compra pelo Japão, mas leis americanas proibiram sua exportação e parece que não deve haver mudança de planos por parte da Casa Branca em curto prazo.

A USAF está oferecendo o F-16 para a Índia com radar de abertura sintética enquanto que a US Navy recuou com sua proposta para o F/A-18 Super Hornet.Fonte:Airway

Nenhum comentário: