domingo, 14 de setembro de 2008

Japão não tem fundos para construir seu caça stealth


Protótipo do demonstrador de tecnologia ATD-X teve verbas só até estudos em computador
É improvável que o Japão consiga fundos para construir o seu demonstrador de caça Stealth em 2008. Os investimentos do Ministério das Finanças japonês são suficientes até agora para apenas a fase de estudos de projeto no computador.

O projeto ATD-X tem estado em atividade por muitos anos e o Instituto de Desenvolvimento e Pesquisas Técnicas do Ministério da Defesa japonês recebeu o sinal verde para no último ano para construir e voar um pequeno demonstrador de tecnologia. O projeto tomou a classificação de urgência depois que os Estado Unidos recusou-se a dar qualquer informação sobre o Lockheed Martin F-22 em sua concorrência para o caça F-X.

Os investimentos para a construção do caça não estão nada fáceis e o Ministério da Defesa também está empenhado em acelerar a modernização dos seus caças Mitsubishi Heavy Industries/Boeing F-15 e Tókio procura estes fundos.

O projeto ATD-X recebeu até agora investimentos da ordem de 43 milhões de dólares que o TRDI pediu no último ano o que é insuficiente, e fontes da indústria afirmam que este ano o órgão governamental continuará desapontado. O tamanho do caça ATD-X será similar ao Saab Gripen e será motorizado dois turbojatos com pós-combustão Ishikawajima-Harima Heavy Industries XF5, com vetorização de exaustão derivado do turbofan XF7 que está sendo testado na aeronave de patrulha marítima Kawasaki Heavy Industries XP-1.

Nenhum comentário: