terça-feira, 1 de abril de 2008

17.000 milhões de Euros compram novos aviões tanques



A-330 substituirá antigos VC-10 e Tristar da Royal Air Force
28.03.2008


O contrato para a utilização de aeronaves de transporte de combustível para a força aérea da Grã Bretanha foi assinado nesta Quinta-feira, entre as autoridades britânicas e um consórcio europeu do qual a EADS, é o maior accionista chamado Air Tankers Plc
A Air Tankers, será controlada em mais de 50% por capitais britânicos e deverá operar as aeronaves, prestando os serviços de transporte de pessoal e de reabastecimento aéreo à Royal Air Force. Os aviões serão pintados nas cores militares britânicas.

O contrato, tem uma duração de 27 anos e prevê que a Air Tanker coloque à disposição da Royal Air Force um total de 14 aeronaves A-330-200 adaptadas para o transporte de combustível e reabastecimento em voo.

VC-10 e Tristar: As aeronaves que deverão ser substituidas pelos novos A-330

As aeronaves terão capacidade para reconversão rápida, com a remoção de tanques de combustível que podem ser substituídos por cabines de passageiros, permitindo o transporte de tropas e armamento ligeiro.

A capacidade de transporte do A-330, 111 toneladas, é superior à dos VC-10 que era de 80 toneladas, mas é inferior às 136 toneladas que podem ser transportadas por cada um dos nove Lockeed Tristar da RAF.

Comparativamente com os aviões que vai substituir, o A-330 consegue reabastecer mais rapidamente outras aeronaves, tornando as operações de reabastecimento em voo mais rápidas, o que só por si poupa tempo e permite reduzir o custo de combustível com a operação de reabastecimento.

A EADS torna-se com este negócio o maior fornecedor da força aérea do Reino Unido. O consórcio europeu também deverá fornecer à Royal Air Force o futuro avião de transporte Airbus A-400M, 25 dos quais foram encomendados pelos britânicos.
Por Area Militar

Nenhum comentário: