terça-feira, 19 de agosto de 2008

Competição para caça multi-função indiano quer off-set


País oriental quer 50% do dinheiro gasto com a compra dos caças retornando com investimentos locais:

Concorrentes na competição para aquisição do caça de multi-função indiano foram submetidas as propostas de offset com participação no nível de montagem e tecnologia das aeronaves a serem compradas. A Boeing F/A-18E/F, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16, e a RSK MiG-35 e Saab Gripen fazem parte da concorrência acirrada. 

Com regras firmes de offset os contendores devem reinvestir 50% do valor do contrato na indústria do país asiático. Isso resultou em assinatura de acordos de intenções com os concorrentes e parceiros da Índia, com a intenção de ajudar e impulsionar a indústria local. A Boeing, por exemplo, alega que tem 37 parceiros locais como parte de um programa de participação industrial e acrescenta que a Índia terá um papel fundamental no crescimento mundial da empresa americana. 

A EADS reintera seu convite para que a Índia venha participar da parceria do programa Eurofighter, e insiste que em seus planos para “colaboração industrial pode ser decisivo para contribuir para mais planejamentos para o futuro com a indústria de defesa indiana.” A Lockheed quer montar quatro linhas de produção do F-16 fora dos Estados Unidos, e disse que “tem uma longa história de compromissos de entregas” e cooperações industriais e programas de offset. 

Alguns analistas dizem que o F-16 pode não ser escolhido pelo fato de seu rival o Paquistão também operar o caça americano. A Índia irá comprar 126 caças, sendo 18 unidades entregues pelo fabricante e 108 produzidos localmente pela Hindustan Aeronautics sob o programa de substituição dos MiG-21. A Índia planeja tomar sua decisão em 2010 e pretende começar a operar as primeiras unidades já em 2012. 


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